Criança com suspeita de meningite tipo B é internada em hospital de Vila Velha; Secretaria de Saúde investiga caso
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Médica pediatra fala sobre os riscos da meningite tipo B
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou nesta sexta-feira (13) que investiga um caso suspeito de meningite tipo B em uma criança internada no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, na Grande Vitória.
Segundo apuração do g1, a criança tem 3 anos e está internada em isolamento, sem risco para outros pacientes. Não foram divulgadas informações sobre o município de origem nem o histórico vacinal.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
De acordo com a Sesa, pessoas que tiveram contato próximo com a paciente receberam medicação preventiva, conforme protocolo indicado para esse tipo de ocorrência. A suspeita foi notificada ao sistema e-SUS Vigilância em Saúde, como determinam as normas do Ministério da Saúde.
Em nota, a secretaria informou que a criança é acompanhada por equipe multiprofissional, seguindo protocolos clínicos e assistenciais. A pasta também destacou que não divulga dados de prontuário ou informações pessoais de pacientes.
LEIA TAMBÉM:
NÃO RESISTIU: Guarda municipal de Vitória morre ao passar mal após fazer teste físico
CASO RARO: Gêmeos nascem empelicados em bolsas amnióticas diferentes no ES
DEZ PESSOAS: Policiais e detentos ficam feridos após viatura da Polícia Civil capotar na BR-262
Adolescente autista de 12 anos que foi estuprado foi levado para o hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Doença tem alta taxa de mortalidade
A pediatra Karoliny Veronese alertou para a letalidade da doença.
"A meningite é uma infecção bacteriana das meninges, do cérebro, e pode pegar medula espinhal também. É extremamente grave, com alta taxa de mortalidade, mais de 20%, e quando não mata deixa sequelas como surdez, perda de membros, risco de amputação de membros e lesões no sistema nervoso central", pontuou.
Segundo a médica, no Brasil os sorotipos mais frequentes são o B e o C.
"Temos alguns sorotipos de meningite, os principais no Brasil é o tipo B, com 49% dos casos, mais ou menos, e o tipo C, com cerca de 41%. O restante fica em torno dos outros sorotipos que são o A, o W e o Y. Hoje, o SUS oferta a vacina Meningo-C que protege contra esse sorotipo e tivemos uma vitória, que agora a partir de um ano as crianças de um aninho recebem a vacina ACWY. Mas a Meningo-B ainda o SUS não oferta", esclareceu a médica.
ES investiga caso de meningite bacteriana.
Reprodução/Redes sociais
Sintomas e transmissão
Entre os principais sintomas da meningite estão:
Febre alta
Dor de cabeça
Rigidez de nuca (dificuldade para encostar o queixo no peito)
Confusão mental
"Em casos de doença meningocócica invasiva, que já é um caso mais grave de meningite, já aparentam manchas vermelhas pela pele, vômitos, alteração do nível da consciência, a criança ela fica mais sonolenta", alertou Veronese.
A transmissão ocorre por via aérea, por meio de gotículas expelidas em tosse, espirro ou beijo. O tratamento é exclusivamente hospitalar, com antibiótico venoso.
Notificações
De acordo com a Sesa, em 2026, até o último dia 7, 101 casos suspeitos de meningite foram notificados no Espírito Santo, sendo 19 confirmados e quatro óbitos, entre viral, bacteriana e fúngica. Não foi feito o detalhamento de quantos desses casos eram apenas da doença provocada por bactéria.
Em relação ao perfil dos pacientes, dos 19 casos confirmados, 16 eram homens e três mulheres, sendo quatro casos na faixa etária de 0 a 5 anos; dois casos de 6 a 17 anos; 11 casos de 18 a 59 anos; e 2 casos na faixa etária de 60+.
Já em relação às mortes, três pacientes eram homens e uma mulher, sendo três da faixa etária de 18 a 59 anos e um de 60+. Não foram regitrados óbitos de crianças este ano.
Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo.
Sesa/ES
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo